Rondônia alcança menor taxa de desmatamento na Amazônia

Rondônia alcança menor taxa de desmatamento na Amazônia

As medidas de proteção do meio ambiente em Rondônia refletem Positivamente na defesa do bioma amazônico

Porto Velho, RO - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou na quarta-feira (6), dados do monitoramento do desmatamento no Brasil, e evidenciou Rondônia como o estado que mais reduziu desmatamento na Amazônia. A redução é de 62,5% para o período de agosto de 2023 a julho de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que, o caminho adotado pelo governo de Rondônia para obter esse resultado é a defesa do desenvolvimento sustentável, com promoção do bem-estar social em harmonia com o cumprimento das leis ambientais. A gestão ambiental no estado combina monitoramento por satélite com ações precisas e inteligentes de proteção e fiscalização.

‘‘Rondônia quer desenvolver sim, mas com sustentabilidade, respeitando o meio ambiente, valorizando os nossos recursos naturais, a nossa Amazônia, e por isso temos investido na proteção do meio ambiente, e colhemos esse excelente resultado, sendo reconhecido pelo Inpe como o estado com o menor desmatamento da Amazônia, uma conquista do governo do estado, junto a toda população e órgãos parceiros’’, ressalta Marcos Rocha.

Operações I e II obtivem controle no combate a incêndios florestais criminosos.

CONTROLE

A boa notícia chega após um período difícil para o meio ambiente no cenário nacional, especialmente na Amazônia e Cerrado, reflexo das mudanças climáticas em escala global, com crise hídrica e condições mais propícias à propagação do fogo em grande proporção.

Em Rondônia, áreas florestais ficaram em chamas, no período mais seco do ano, e foram prontamente socorridas com ações determinadas pelo governador Marcos Rocha, em harmonia com órgãos parceiros, que alcançaram o controle dos focos por meio das Operações I e II, de combate a incêndios florestais criminosos.

A atual gestão do governo de Rondônia tem sido evidenciada por uma defesa firme do meio ambiente

SUSTENTABILIDADE

A gestão do governo de Rondônia tem sido evidenciada por uma defesa firme do meio ambiente, com inovação, tecnologia; modernização dos equipamentos; fortalecimento da educação ambiental; e integração quanto a operações de fiscalização e coibição de crimes ambientais.

Rondônia vem mostrando avanços na proteção da Amazônia nos últimos anos. O Relatório Anual de Desmatamento do MapBiomas (sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução), já mostrava o estado em um cenário positivo, como o 2° do país com a maior diminuição de degradação florestal, em uma comparação de 2022 para 2023.

O esforço integrado de proteção da Amazônia marca a gestão ambiental em Rondônia

MODELO AMBIENTAL

Os dados do Inpe, divulgados nesta semana pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, do governo federal, reforçam que Rondônia segue um modelo ambiental que está dando certo. O secretário da Sedam, Marco Antonio Lago, reforçou que as ações de proteção ao meio ambiente em Rondônia são estratégicas, constantes e monitoradas minuciosamente pela equipe técnica.

‘‘Por orientação do governador Marcos Rocha, a Sedam está constantemente investindo em boas práticas de gestão ambiental, com alinhamento global para mitigar mudanças climáticas, e promover um ambiente ambiental o mais sustentável possível’’, afirma Marco Lago.

Confira as principais ações de defesa do meio ambiente do governo de Rondônia:

GeoPortal – A plataforma de monitoramento e gestão ambiental, criada pelo governo de Rondônia, possibilita a detecção precoce de alterações na cobertura vegetal; identificação das áreas de desmatamento ilegal, e pronta resposta a incidentes ambientais;
Foram realizadas 353 ações de Educação Ambiental em 2024, entre palestras, rodas de conversa; pit stop; educomunicação e participação em eventos;
Foram realizadas 125 ações de fiscalização ambiental, no período de outubro de 2023 a outubro de 2024, por meio da Sedam em parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA);
As operações resultaram na lavratura de 1.619 autos de infração, totalizando R$ 1.207.715.687,17 (um bilhão, duzentos e sete milhões, setecentos e quinze mil, seiscentos e oitenta e sete reais e dezessete centavos) em multas aplicadas e com as respectivas áreas embargadas;
Entre as operações realizadas no período, destaca -se a “Operação Protetor dos Biomas Desmatamento”, criada em 2023 pelo Batalhão da Polícia Ambiental. De 50 mil alertas de desmatamento, com a atuação da Operação, houve redução para 25 mil alertas em 2024. Uma diminuição de 50%.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem