O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
BOM DIA!
RONDÔNIA
29 – 1942 – O Delegada de Ordem Política e Social do Amazonas determina que todos cidadãos italianos e alemães residentes neste Estado, se apresentem nas delegacia de polícia de cada município para identificação (AM – ed 2.651 – Pág 1)
1944 – Fundada a Federação de Desportos do Guaporé (FDR), presidida pelo médico Renato Medeiros. A FDR foi a 2ª entidade a coordenar o desporto em Porto Velho, a 1ª na década de 1920.
29 – 1955 – O Conselho Consultivo do Banco de Crédito da Amazônia aprovou proposta do representante do Território do Guaporé, Othon Sidou, isentando de impostos de venda e consignações a borracha produzida na Amazônia. (AM – ed 5001 – Pág 1)
29 – 1985 – Os advogados Abílio Nascimento e Wagner Andrade querem indenização do governo para os filhos de Fátima Fernandes, funcionária da SSP, morta durante um tiroteio entre 2 delegados na Secretaria de Segurança. (AM – ed16.799 – Pág 1 e 3)
29 – 1990 – Nenhuma igreja católica da prelazia de Porto Velho cantará qualquer música, em protesto contra a onda de violência contra moradores da região. (ED.20708- Pág 4)
HOJE É
Dia nacional do livro. Dia Mundial da Psoríase. Dia nacional da prevenção da lavagem de dinheiro. Dia Nacional do AVC.
Católicos celebram Santos Jacinto, Feliciano e Lúcio – mártires, São Narciso,
BRASIL
1810 - 1810 — Fundada, por D. João VI, a Real Biblioteca, hoje Biblioteca Nacional do Brasil, depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil.
1945 – Ministros militares do governo depõem o presidente Getúlio Vargas, acaba o Estado Novo.
MUNDO
539 a.C. — Ciro, o fundador do Império Persa, entra na capital da Babilônia e permite que os judeus retornem à sua terra. 1929 – A Bolsa de Nova Yiork “quebra”; começa a Grande Depressão. 2015 — Após 35 anos a China anuncia o fim da política do filho único.
FOTO DO DIA
QUEBRA-QUEBRA EM CACOAL (II)
Do protesto válido e com muita razão à anarquia generalizada foi apenas um passo a mais. Assim caminhou o movimento, cobrando do governo do Estado e da Centrais Elétricas de Rondônia a geração e distribuição de luz, que ocorreu em outubro de 1983 em Cacoal.
Os jornais da capital destacaram o clima de “guerra” nas ruas da “Capital do Café” e, conforme o jornal “Tribuna Popular”, o prefeito Josino Brito teve de se refugiar no quartel da Polícia Militar, onde ficou até chegar reforços policiais vindos de outros municípios.
Em 1984, lembrando o acontecimento, o jornal destacou, em uma página inteira, tanto o ambiente gerado pela falta de energia elétrica, prejudicando a economia e o dia a dia da população, mas historiando também a ocorrência.
No meio de todo esse problema, mesmo garantindo que não estava na cidade quando o fato aconteceu, ao buscar informações no quartel da PM, o jornalista Adair Perin, diretor da “Tribuna”, foi preso, uma história que ele relembrará amanhã.
Fonte: Lúcio Albuquerque