Levantamento considerou o intervalo de 26 de junho a 1° de agosto, quando os nomes ganharam corpo nas convenções partidárias
Porto Velho, Rondônia - Dados reunidos pelo Google Trends mostram quem são os candidatos às prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo mais pesquisados pelos eleitores de cada cidade na plataforma. Na capital fluminense, o atual gestor, Eduardo Paes (PSD), que lidera as pesquisa na corrida pela reeleição, também é o mais procurado pelos internautas. Entre os paulistanos, o posto é de Pablo Marçal (PRTB), ex-coach que acumula milhões de seguidores nas redes sociais.
Foi considerado o intervalo de 26 de junho a 1° de agosto como referência da pesquisa, quando os nomes ganharam corpo nas convenções partidárias que antecedem o período eleitoral, encerradas nesta segunda-feira. O Google pontua que o interesse de busca é apenas um indicador de curiosidade do portal, sem pretensão de detectar intenções de voto em si.
No Rio, Paes responde por 63% do total de buscas. O atual prefeito é seguido de longe pelo deputado federal Alexandre Ramagem (PL), aposta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa municipal, que aparece com 17%. Na sequência, Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP) surgem empatados, com 7%. Correm por fora no quesito o deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil), com 3%; Carol Sponza (Novo) e Juliete Pantoja (UP), com 1% cada; e Henrique Simonard (PCO) que não chegou a pontuar.
Veja o gráfico:
- Candidatos mais pesquisados (Rio)
- De 26 de julho a 1º de agosto de 2024
Reconhecido por sua popularidade nas redes, Marçal acumulou 35% das buscas em São Paulo. Logo atrás, aparece o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 28%, desbancando nomes como o do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), com 14%, e dos deputados federais Guilherme Boulos (PSOL), 11%, e Tabata Amaral (PSB), com 9%. Quem também pontuou foi Maria Helena (Novo), com 2%. Altino Prazeres (PSTU), Fernando Fantauzzi (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) registraram 0%.
Veja o gráfico:
- Candidatos mais pesquisados (São Paulo)
- De 26 de julho a 1º de agosto de 2024
O Google informa que os valores apresentados foram arredondados. Além disso, não é correto dizer que os pré-candidatos com 0% não tiveram necessariamente nenhuma busca, pois os dados vêm de uma amostra.
Em alta
Ao comparar os buscadores de julho de 2020, que também antecediam o último pleito municipal, com os do mesmo período deste ano, o levantamento do Google Trends mostra que diversos temas tiveram alta no Brasil. Entre eles: dívida pública (130%), salário mínimo (110%), creche (110%), cracolândia (85%) e enchente (80%).
No campo das perguntas mais frequentes, "quanto ganha um prefeito?" foi feita pela maioria dos usuários que se interessaram sobre o cargo de prefeito no Brasil, com dados de 1° de janeiro a 31 de julho de 2024. Além de valores salariais, muitos se perguntam a respeito da função e de quem são os candidatos.
Fonte: O GLOBO
Tags:
POLÍTICA