Smart Fit briga pela 3ª posição entre as maiores redes de academias do mundo; veja ranking

Smart Fit briga pela 3ª posição entre as maiores redes de academias do mundo; veja ranking

Empresa brasileira, que anunciou aquisição de rede de estúdios de spinning, é a maior da América Latina, segundo relatório de 2023 da IHRSA, associação americana que é referência global no setor

Porto Velho, Rondônia - A aquisição, por R$ 183 milhões, da rede de estúdios de spinning Velocity, anunciada na terça-feira pela rede de academias Smart Fit, vem num momento em que a brasileira disputa o posto de terceira maior do mundo em número de clientes, segundo relatório anual da IHRSA, associação americana que mudou o nome para Health & Fitness Association e é referência global do setor.

Segundo o relatório da entidade, a maior rede de academias em termos de número de clientes é a americana Planet Fitness, com 17 milhões, segundo o relatório de 2023, com dados de 2022 – o número mais atualizado da rede americana já está em 19,6 milhões. A segunda na lista referente a 2022 é a chinesa HiLeFit, com 10 milhões de clientes.

No encerramento daquele ano, a americana Anytime Fitness estava pouco à frente da Smart Fit, com 3,9 milhões de clientes, ante os 3,8 milhões da brasileira, líder na América Latina.

Conforme dados mais recentes, o grupo Smart Fit fechou o primeiro trimestre com 4,856 milhões de clientes matriculados nas academias ou nos estúdios, alta de 16% em relação a um ano anos, segundo os resultados financeiros divulgados ao mercado.

A Anytime Fitness tem capital fechado, portanto não divulga os números como a brasileira, listada na B3.

Em número de unidades, maior é Anytime Fitness

Em número de unidades, a líder do ranking do relatório da IHRSA é a Anytime Fitness, que aposta em academias 24 horas e foi fundada em 2002 no estado de Minnesota. Eram 5.143 unidades em 2022, em 42 países. No mesmo ano, a Smart Fit tinha 1.236 academias.

No primeiro trimestre deste ano, a rede brasileira atingiu um total de 1.492 unidades, das marcas Smart Fit, Bio Ritmo e O2, sem contar as redes de estúdios, como a Velocity.

Com compra da Velocity, a Smart Fit ampluia sua aposta nos estúdios de atividades físicas de nicho — Foto: Divulgação

Cerca de metade das academias fica no Brasil, 320 estão no México, e as demais se espalham por mais 13 países da América Latina. A meta divulgada pela Smart Fit é abrir de 240 a 260 unidades até o fim deste ano.

A Planet Fitness, líder em número de clientes, encerrou o primeiro trimestre deste ano com 2.599 unidades, com a meta de abrir entre 140 a 150 pontos – em 2022, eram 2.410, conforme o relatório da IHRSA. Além dos EUA, onde foi fundada, a rede está no Canadá, no México, na Austrália e no Panamá.

Os modelos de negócios das gigantes americanas são semelhantes ao trilhado pela Smart Fit: a ideia é oferecer mensalidades mais em conta, com boa infraestrutura e possibilidade de que os clientes frequentem academias de toda a rede, em qualquer local. A Planet Fitness, fundada em 1992, no estado de New Hampshire, foi a precursora desse modelo.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem