Lençóis Maranhenses são declarados Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco

Lençóis Maranhenses são declarados Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco

Título foi concedido após reunião do órgão em Nova Déli, na Índia; Selo valoriza a importância ambiental da região do Nordeste

Porto Velho, Rondônia - O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu recebeu nesta sexta-feira o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. A indicação foi aprovada pelo comitê do órgão em reunião realizada em Nova Déli, na Índia. Com uma área de mais de 155 mil hectares, o parque fica localizado no noroeste do Maranhão.

De Paris, onde acompanha os Jogos Olímpicos 2024, o ministro do Turismo Celso Sabino comemorou a aprovação da indicação da região maranhense, ressaltando que a nova nomenclatura pode aumentar o movimento turístico na região.

— Este reconhecimento aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo. O título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação — destacou Sabino.

O título de Patrimônio Natural da Humanidade já foi dado a outros pontos do território nacional. São eles: Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).

O selo valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade de sua preservação. A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estava pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo ficou paralisado no governo Bolsonaro.

A movimentação ocorreu após, em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) realizarem uma visita técnica do parque a pedido da Unesco. Participaram representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) e do governo do Maranhão.

Segundo a Unesco, entre os dez itens exigidos para a concessão deste título, há como pré-requisito básico que "os locais precisam ter um valor universal excepcional". Além disso, precisam representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem