Deputada pede prorrogação de Força Nacional em terra indígena no Paraná após novo ataque

Deputada pede prorrogação de Força Nacional em terra indígena no Paraná após novo ataque

 

Porto Velho, Rondônia - A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) pediu ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a prorrogação de uma portaria de maio que assegura a presença da Força Nacional no território indígena Tekoha Guasu Guavirá, no Paraná. A parlamentar também solicitou o aumento no número de agentes no local.

Xakriabá aponta que, no último dia 15, os indígenas que ocupam a área voltaram a ser alvos de violentos ataques por parte de grupos de fazendeiros armados.

“A continuidade dos ataques que motivaram a resolução da Portaria revelam que sua renovação por igual período é urgente e necessária, assim como o aumento do efetivo a fim de garantir que as comunidades indígenas tenham garantida a sua segurança”, diz trecho do ofício. Inicialmente, a presença da Força Nacional no território Tekoha Guasu Guavirá expiraria em 13 de agosto.

Desde dezembro do ano passado, a Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira vem sofrendo violentas ofensivas de grupos organizados na região. Na ocasião, fazendeiros atacaram as comunidades Tekoha Y’Hovy e Yvyju Avary com bombas, foguetes e armas de fogo, ferindo três indígenas.

No pedido, a parlamentar argumenta que o cenário apresentado no Paraná não é único. Muitos territórios no país, como no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará, estão sofrendo com a organização de grupos, como o “Invasão Zero”, criado por fazendeiros e investigado pela Polícia Federal, que atuam ilegalmente com o uso de força e armas.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem