Lula faz ofensiva em Minas e visita as principais cidades governadas pelo PT no estado

Lula faz ofensiva em Minas e visita as principais cidades governadas pelo PT no estado

Agendas em Contagem e Juiz de Fora terão anúncios federais dias antes de lei barrar inaugurações com pré-candidatos

Porto Velho, Rondônia - Em uma estratégia para turbinar pré-candidaturas aliadas para a eleição municipal de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula Silva planeja visitar nesta semana as duas principais cidades mineiras comandadas pelo PT, Contagem e Juiz de Fora, para anunciar iniciativas do governo federal. Nos dois municípios, as atuais prefeitas vão disputar a reeleição. As visitas acontecem poucos dias antes do prazo, definido pela lei eleitoral, em que candidatos ficam proibidos de participar de inaugurações ou de anúncios de obras públicas.

Lideranças petistas de Minas queriam que Lula também estendesse o giro para Governador Valadares e Montes Claros, mas as visitas a essas cidades não vão acontecer. Os dois municípios não são governados por prefeitos do PT. Segundo maior colégio eleitoral do país, o estado é decisivo nas disputas presidenciais. Desde a redemocratização, nunca um presidente foi eleito sem vencer entre os mineiros. No segundo turno de 2022, o petista superou Jair Bolsonaro (PL) em Minas por 50,20% a 49,80% dos votos válidos.

Um levantamento do GLOBO mostrou que o presidente concentrou suas agendas de viagens nacionais, realizada até o dia 18 deste mês, em cidades nas quais o PT tem interesse eleitoral. Das 29 localidades visitadas pelo chefe do Executivo neste ano, o partido tem candidato ou costura alianças em 21, o equivalente a 72%.

Dessas 29 cidades, a sigla do presidente já aprovou candidaturas em 14. Do total, 13 fazem parte do grupo de municípios com mais de 200 mil eleitores. Em 12 desses lugares, os candidatos escolhidos estiveram presentes em eventos com Lula. Conquistar essas prefeituras é estratégico pelo reflexo no potencial eleitoral e nas alianças para 2026.

Na quinta-feira, Lula estará em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a prefeita petista Marília Campos planeja disputar a reeleição em outubro. O presidente vai visitar uma obra de uma avenida que integra o município à capital e às cidades de Esmeraldas e Betim. Está prevista no pacote a construção de um corredor de ônibus, de um canal de macrodrenagem e de um parque linear para resolver problemas de inundações que atingem a região.

Presença de ministros

Durante a visita, Lula também anunciará investimentos do governo federal em Contagem, que é o terceiro município mais populoso do estado, nas áreas da saúde, cultura e infraestrutura urbana. Os ministros Jader Filho (Cidades), Nísia Trindade (Saúde), Margareth de Menezes (Cultura) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) vão participar da comitiva.

O PT está em seu terceiro mandato à frente do município da Região Metropolitana de BH. A própria Marília Campos, que agora tenta se reeleger, comandou a cidade por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012. No segundo turno da eleição presidencial de 2022, Bolsonaro teve 55,49% em Contagem contra 44,51% de Lula.

No dia seguinte da visita a Contagem, o presidente vai a Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para inauguração de um viaduto na cidade, que é a quarta mais populosa do estado. O PT governa o município pela primeira vez, com Margarida Salomão, que tentará um novo mandato em outubro.

Está prevista a presença da prefeita, ao lado do presidente, na inauguração do viaduto. Pela legislação eleitoral, os candidatos ficam proibidos de participar de inaugurações de obras públicas depois de 6 de julho, três meses antes do primeiro turno.

Em Juiz de Fora o PT está em seu primeiro mandato. Lula venceu Bolsonaro na cidade no segundo turno da disputa presidencial de 2022, com 56,09% dos votos válidos.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem