O alerta é válido principalmente para os bairros Valverde e Santo Antônio, locais em que a água está subindo com maior velocidade
Porto Velho, Rondônia - A prefeitura de Pelotas reforçou a necessidade de evacuação das áreas com risco de inundação no município, principalmente nos bairros Valverde e Santo Antônio, locais em que a água está subindo com maior velocidade. A orientação é para que os moradores destes locais deixem as residências imediatamente e busquem locais seguros.
"Localidades dos dois balneários devem evacuar imediatamente! As águas já estão subindo! Não esperem! O ponto de encontro para quem não puder sair do bairro por conta própria é na Kitijolo, na Av. Rio Grande do Sul, 1455", informou a prefeitura.
Em Pelotas, cerca de 100 mil pessoas moram em zonas de risco para alagamento e estão recebendo ajuda do Exército para sair de casa. Nesta quinta-feira, as prefeituras de Pelotas e Rio Grande afirmaram que as águas da Lagoa dos Patos já estão quase 1 metro acima do nível normal.
A medição das 7h desta sexta-feira do canal São Gonçalo indica que o nível estava em 2m70cm, sete centímetros acima do registrado às 23h de quinta. No mesmo horário, o nível da Lagoa dos Patos estava em 2m20cm, apontando uma redução de quatro centímetros em relação à noite de ontem. A prefeitura esclarece que estes números mostram que a cidade já está em estado de inundação em partes mais baixas.
Inundação atinge outros bairros
Desde terça-feira (7), a prefeitura pede para que residentes dos balneários do Laranjal e de áreas próximas do canal São Gonçalo sejam evacuados, pelo risco de enchentes e alertas de tempestades. Entre as áreas, estão os bairros Navegantes, Fátima e a costa do Arroio Pelotas.
Por estarem localizadas no entorno da Lagoa dos Patos, Pelotas e Rio Grande estão em alerta máximo porque a onda de cheia do Rio Guaíba já começou a entrar. Lá, a inundação deve durar cerca de 20 dias, segundo estimativas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Serviço Geológico Brasileiro (SGB).
Abrigos em Pelotas
- Salão paroquial João Paulo 2º, Colônia Z3
- Escola Estadual Edmar Fetter, na Rua Cinco, 100, Laranjal
- Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Rua Luís de Camões, 625, Tres Vendas
- Ginásio da antiga AABB, agora da UFPel, na rua Alberto Rosa, 580, Centro - (não está recebendo mais acolhidos)
- Terezinha Futebol Clube, R. Santo Antônio, 86 - Três Vendas
- Esporte Clube Camponês - Arraial
- Ginásio do Lemos Junior (Centro)
- Ginásio Wanda Rocha (Cassino)
- Escola João de Oliveira Martins (Castelo Branco)
- EMEI Vila da Quinta
- Abrigo Fábrica de Cordas - Direcionado exclusivamente a pessoas ou famílias atípicas. Coordenado pelo COMDES & Coord dos Direitos das Pessoas com Deficiência (contatos: 53 9950-4546 / 53 9168-1815)
- EMEF Frederico Ernesto Bucholz (Bucholz)
- Quiterense (Quitéria)
Fonte: O GLOBO
Tags:
Brasil