Alerta vermelho, laranja ou amarelo? Saiba o que são os alertas de chuvas intensas do Inmet

Alerta vermelho, laranja ou amarelo? Saiba o que são os alertas de chuvas intensas do Inmet

Quatro estados do Sudeste estão sob alerta máximo por conta da previsão de tempestades e grande acúmulo de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "grande perigo" para grande parte de quatro estados da região Sudeste, nesta sexta-feira (22), por conta do risco de fortes chuvas e rajadas de vento: são áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

As áreas sob alerta são: MG: Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste e Oeste de Minas, Campo das Vertentes e Vale do Rio Doce; SP: Vale do Paraíba, Baixadas e toda a Região Metropolitana; ES: Regiões Sul e Central; RJ: Sul Fluminense, Noroeste Fluminense, Baixada, Centro Fluminense e Região Metropolitana. Mas o que representam esses avisos?

Há riscos em todas as regiões do país. No sudeste, alerta é de grande perigo, segundo o inmet — Foto: Reprodução / Inmet




Cor amarela: perigo potencial




Significa que a situação meteorológica é potencialmente perigosa. O Inmet alerta para o cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico e orienta que as pessoas mantenham-se informadas sobre as condições meteorológicas previstas e não corram risco desnecessário.




Cor laranja: perigo




Situação meteorológica perigosa. Neste caso, o Inmet orienta que mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Também, que inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. "Siga os conselhos das autoridades".


Nesta sexta-feira, estão sob este alerta regiões de: AM, DF, MA, MG, RO, SP, ES, PA, GO e TO.


A previsão, segundo o Inmet, é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).







Cor vermelha: grande perigo




É o caso, nesta sexta-feira, das regiões alertadas nos quatro estados do Sudeste. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.


Nesta sexta-feira, estão sob o alerta vermelho regiões de: MG, RJ, SP e ES. Valem até as 10h da manhã do próximo domingo (24).


Segundo o Inmet, a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.


Sob o alerta vermelho, as instruções em caso de temporais são:


Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem