Tempestade provoca morte e deixa milhares sem energia na Califórnia

Tempestade provoca morte e deixa milhares sem energia na Califórnia

Escolas cancelaram aulas e moradores precisaram ser evacuados de regiões específicas em meio à tormenta

Uma forte tempestade atingiu o sul da Califórnia nesta segunda-feira, um dia após provocar transtornos no norte do Estado mais populoso dos EUA. Deslizamentos de terra e lama e inundações provocaram a evacuação de populares em bairros de Los Angeles, cancelamento de aulas em Santa Bárbara e ao menos uma morte nos arredores de Sacramento. Há previsão de chuva para, ao menos, as próximas 24 horas.

Fortes ventos provocaram a queda de árvores e de linhas de energia deixaram milhares de pessoas sem luz elétrica. Em Yuba City, ao norte de Sacramento, um idoso de 82 anos foi encontrado morto depois que uma árvore caiu sobre ele em seu quintal, de acordo com o departamento de polícia local. Houve deslizamentos de terra em todas as estradas do cânion dentro e fora de Malibu. No bairro de Studio City, os bombeiros evacuaram seis pessoas de duas casas enquanto a água arrastava destroços para a área.

Em um centro de comando de emergência em Long Beach, socorristas e voluntários distribuíram cerca de 3.500 sacos de areia no domingo, em preparação para as inundações esperadas para a região. Em Santa Bárbara, a rede escolar suspendeu as aulas nesta segunda-feira por causa da tempestade, podendo ampliar essa suspensão até a terça.

— Vamos ter inundações, não há dúvida sobre isso — disse Jake Heflin, capitão do Corpo de Bombeiros de Long Beach. —A dúvida é a intensidade e a duração da chuva.

Trailers cobertos de água em área inundada na Califórnia — Foto: Josh Edelson/The New York Times

A tempestade, apontam os meteorologistas, acontece pela estagnação de um rio atmosférico —uma enorme nuvem de umidade — sobre uma das regiões mais populosas do país. No domingo, autoridades estimaram que as chuvas e ventos fortes fossem durar por até 36 horas.

— As fortes ventanias e a queda de energia serão a parte menos perigosa da tempestade, em relação ao que está prestes a acontecer, e está começando a acontecer, no sul da Califórnia — disse Daniel Swain, cientista climático da Universidade da Califórnia, durante um briefing on-line na noite de domingo.

Carro tenta passar por área alagada em Santa Bárbara — Foto: Philip Cheung/The New York Times

Moradores de Los Angeles — condado onde vivem quase 10 milhões de pessoas —ficaram sob alerta de enchente até meia-noite de domingo. As chuvas mais fortes deveriam ocorrer durante a noite e na manhã de segunda-feira. A previsão do Serviço Meteorológico Nacional é de que em partes de Los Angeles e Orange County tenha mais chuva até terça do que a média prevista para fevereiro. (Com NYT).


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem