Programa Desenrola, de renegociação de dívidas do governo, já pode ser acessado pelo Serasa

Programa Desenrola, de renegociação de dívidas do governo, já pode ser acessado pelo Serasa

Ministério da Fazenda está firmando parcerias para ampliar alcance; prazo vai até 31 de março

A plataforma do programa Desenrola Brasil já pode ser acessada pelo site ou aplicativo do Serasa, instituição de crédito, informou o Ministério da Fazenda. O acesso pelo site gov.br está mantido, mas ao trazer parceiros para o programa o governo quer ampliar o alcance das renegociações. Até agora, 12 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo Desenrola, que termina no próximo dia 31 de março.

No total, R$ 35 bilhões em dívidas foram renegociadas com desconto médio de 85%. A ideia do ministério é ampliar as parcerias.

— Quem fizer o login pelo Serasa será direcionado para a plataforma Desenrola Brasil, que também continuará sendo acessada pelo gov.br. A plataforma vai funcionar como um hub, que pode ser acessado via parceiros, facilitando o acesso de quem já é cliente desses parceiros — explicou Alexadre Ferreira, coordenador-geral de Economia e Legislação do Ministério da Fazenda, lembrando que quem entrar pelo Serasa terá as mesmas condições de renegociação das dívidas — à vista, parcelado sem entrada, com início de pagamento em 60 dias.

Pedro Dias Lopes, vice-presidente da Serasa, disse que a base de clientes cadastrados na instituição é de 88 milhões de pessoas, com 27 milhões de usuários ativos todos os meses. Ele afirmou que desde sexta-feira passada pelo menos 455 mil pessoas já acessaram o Desenrola, mesmo sem divulgação dessa possibilidade.

Para ter acesso pelo Serasa, é preciso baixar o aplicativo, ou acessar o site, e fazer o login com CPF e senha. No ambiente digital do Serasa, já aparece a aba de renegociação de dívidas do Desenrola.

O Ministério vem ajustando as regras para tentar ampliar o alcance do Desenrola. Atualmente, mesmo credores que têm conta bronze no gov.br podem acessar o programa, com possibilidade de pagamento à vista das dívidas e parcelamento.

Pelo menos 40% das renegociações já estão sendo feitas por usuários de conta bronze. Antes, apenas aqueles que tinham contas prata e ouro podiam ter acesso, por motivos de segurança. Pelo menos 70 milhões de brasileiros estão com o nome negativado por atraso de dívidas.

Na atual fase do programa, de dívidas gerais e não só bancárias, podem participar pessoas com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). podem ser renegociadas dívidas como conta de luz, água, dívidas com comércio e bancos.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem