Recorde de vendas de aplicativos móveis acontece no ano em que a receita de jogos estava em baixa, de acordo com o relatório anual da data.ai, empresa de dados e análise de aplicativos
O TikTok, controlado pela chinesa ByteDance, tornou-se o primeiro aplicativo a ultrapassar US$ 10 bilhões em gastos acumulados pelos consumidores, contribuindo para impulsionar as vendas de aplicativos móveis para um novo recorde em um ano em que a receita de jogos estava em baixa, de acordo com o mais recente relatório anual da data.ai, empresa de dados e análise de aplicativos.
Plataformas de streaming de vídeo como TikTok e Disney+ impulsionaram um aumento de 11% nas vendas de aplicativos de consumo em 2023, mostrando uma demanda resiliente enquanto a indústria de jogos lidava com uma queda de vendas de dois dígitos na China, o que arrastou as vendas globais para baixo 2%.
As compras no aplicativo do TikTok, que podem ser usadas para dar gorjetas a criadores de conteúdo e transmissores das lives favoritas, foram responsáveis pela maior parte de sua receita e "desvendaram o segredo da monetização em dispositivos móveis", de acordo com os pesquisadores de mercado, cujos serviços são utilizados por muitas das maiores marcas globais para rastrear o desempenho de seus aplicativos móveis e anúncios.
- Os aplicativos sociais e a economia do criador foram pioneiros em novos caminhos para a monetização além da publicidade - disse Lexi Sydow, diretora de marketing corporativo e insights da data.ai.
- O TikTok lançou as bases por meio de seu mecanismo de gorjeta para criadores de conteúdo. Em 2024, a monetização direta do consumidor em aplicativos sociais por meio de compras no aplicativo deve crescer 150%, chegando a US$ 1,3 bilhão, à medida que a concorrência aumenta, acrescentou Lexi.
Os gastos com aplicativos, em vez de jogos, cresceram à medida que os consumidores gastaram mais em serviços de streaming, conteúdo gerado pelo usuário e aplicativos de namoro. Ainda assim, o maior impulsionador da receita continuou sendo a publicidade, que aumentou 8% em 2023, chegando a US$ 362 bilhões, e foi responsável por dois terços das vendas em dispositivos móveis.
Isso faz com que a batalha para atrair e reter a atenção do usuário seja primordial, pois a data.ai estima que 2024 trará US$ 402 bilhões em gastos globais com publicidade móvel.
Tempo gasto em app móveis só aumenta
Mais uma vez, os consumidores aumentaram o tempo gasto em smartphones - a Indonésia ficou em primeiro lugar, com mais de seis horas por pessoa por dia. A média entre os 10 principais mercados atingiu cinco horas de uso diário de aplicativos, e os gastos com aplicativos aumentaram 3% em 2023. Coreia do Sul, Brasil, México e Turquia atingiram um crescimento de 25% ou mais nos gastos dos consumidores com aplicativos no ano passado, de acordo com o data.ai.
As sensações chinesas do momento em compras econômicas Shein e Temu, da PDD Holdings, dispararam nos rankings de downloads, crescendo 140%, com o Temu liderando os downloads em 125 mercados. Em outros lugares, os setores de viagens e emissão de bilhetes tiveram uma recuperação na popularidade e nos gastos, à medida que a demanda pós-pandemia por eventos e experiências presenciais aumentou.
A inteligência artificial tornou-se um caminho chave para atrair novos usuários, com a IA generativa crescendo sete vezes e subsegmentos distintos emergindo em torno de chatbots de IA e geradores de arte. Os aplicativos de IA generativa ultrapassaram os US$10 milhões em gastos mensais do consumidor até o fim de 2023.
"Esse crescimento da IA também impulsionou os recursos incorporados em praticamente todos os setores móveis, abrindo caminho para uma nova onda de inovação digital", aponta o relatório da data.ai."
Fonte: O GLOBO
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