Jovem de 17 anos é campeão mundial de triatlo na faixa etária de 15 a 19 anos
Lucas sofreu um grave traumatismo craniano, fraturou várias costelas e danificou pulmões e rins. Ele treinava com colegas do Centro Técnico Desportivo Galego e se distanciou do grupo antes de ser encontrado caído na estrada após o acidente, que ocorreu em Barro.
Em setembro do ano passado, Lucas tornou-se campeão mundial de triatlo na faixa etária de 15 a 19 anos durante uma competição que foi realizada em sua cidade natal, Pontevedra. Um ano antes, ele havia conquistado o bronze no Campeonato Europeu Juvenil.
Segundo o jornal La Voz de Galicia, o treinador Carlos David Prieto, que estava com o jovem no dia do acidente, afirma que ele é um atleta destinado a competir em Jogos Olímpicos e participar das Copas do Mundo.
Prieto, que treinou também o pentacampeão mundial Francisco Javier Gómez Noya, está otimista sobre a evolução de Lucas, mas destaca que muitos motoristas não percebem como os ciclistas “são vulneráveis”. O treinador acredita que eles deveriam “ser colocados na bicicleta para ver como é”.
Segundo o jornal espanhol, o atleta deveria competir no Campeonato Europeu de Cross, mas o acidente o afastou temporariamente do esporte. Pietro pediu mais responsabilidade aos motoristas, que “às vezes ficam distraídos e passam por você a 120 quilômetros por hora”. Ele falou sobre a dificuldade de treinar com tantas crianças nas estradas. “Tentamos ocupar locais tranquilos, mas é impossível controlar tudo”.
Lucas também compete no atletismo no clube de Lugo, e estava escalado para representar a Galícia no Campeonato Espanhol de Cross Country pelas seleções regionais sub-16 e sub-18 em Getafe no final deste mês.
Fonte: O GLOBO
Tags:
Esportes