Chuvas devem continuar intensas até o dia 9 de janeiro
Alertas emitidos pelo Inmet — Foto: Reprodução
Segundo a projeção do Inmet, as áreas coloridas devem ser atingidas por chuvas intensas. As regiões de cor amarela receberam alerta de perigo potencial, enquanto as regiões laranjas, de perigo. Os alertas valem até às 10h do sábado.
Áreas classificadas como perigo devem enfrentar chuva entre 30 e 60 mm/h ou ventos intensos de até 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já locais afetados pelo alerta de perigo potencial podem esperar chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos entre 40 e 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O aumento no volume de chuvas no país está relacionado à atuação do corredor de umidade, Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esta configuração, típica desta época do ano, deve continuar a influenciar o clima nessas regiões até a próxima terça-feira, dia 9.
O sábado no Rio de Janeiro deve ser de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada durante o dia todo. O calor persiste, com temperatura máxima em torno de 31°C e a mínima em 21°C. São Paulo e Belo Horizonte devem seguir o mesmo padrão, com temperaturas que não ultrapassam os 28°C.
Em Brasília, o dia será de muitas nuvens com chuva isolada pela manhã, e pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde e à noite. A máxima deve ser de 25°C e a mínima de 19°C.
Confira a previsão de tempo para as capitais ao longo do dia, no sábado:
Previsão para o sábado: da esquerda para a direita, previsão da manhã, da tarde e da noite — Foto: Reprodução
As previsões são referentes às condições da manhã, da tarde e da noite nas capitais destacadas.
Fonte: O GLOBO
Tags:
Brasil