Com previsão de tempestade, cidades de São Paulo fecham parques e adiam eventos

Com previsão de tempestade, cidades de São Paulo fecham parques e adiam eventos

Só na capital, 55 eventos que ocorreriam ao ar livre foram suspensos ou remarcados. Segundo o Inmet, há alertas de granizo e ventos de até 100 km/h

A chegada de uma frente fria, com alerta para temporais e rajadas de ventos entre 80 km/h e 100 km/h no fim da tarde deste sábado, levou prefeituras de São Paulo a fecharem parques, antecipar ou suspender eventos. O governador Tarcísio de Freitas pediu o cancelamento de eventos abertos após reunião no Palácio dos Bandeirantes.

Só na capital paulista, os 55 eventos previstos para acontecerem ao ar livre a partir das 16h deste sábado foram cancelados. A Prefeitura orientou as secretarias municipais a cancelar ou remanejar o horário ou local dos eventos programados.

O show da banda BaianaSystem, que a princípio iria encerrar a III Expo Internacional Dia da Consciência Negra às 20h30, no Memorial da América Latina, foi remarcado para 13h30. A programação será finalizada às 15h30. Para domingo, a recomendação será avaliada conforme a intensidade dos incidentes no dia anterior.

O município seguiu a recomendação da Defesa Civil do Estado. A prefeitura também informou que as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia, como a Enel, apresentaram um plano de contingência para aumentar a quantidade de agentes para o atendimento da população.

A orientação não impactará eventos privados, como os shows do grupo mexicano RBD, que tem três apresentações marcadas para os próximos dias no Allianz Parque, Zona Oeste da capital.

O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, coronel Hengel Ricardo Pereira, disse que as orientações para cada cidade serão definidas a partir do avanço das nuvens ao longo do dia. O órgão integra um comitê emergencial que reúne o governo do estado, prefeituras e as concessionárias de energia elétrica e foi montado para prevenir danos e agilizar o atendimento a ocorrências neste fim de semana. 

A ideia é evitar situações como a do dia 3 deste mês, quando um temporal provocou queda de energia e deixou mais de 4 milhões de paulistas no escuro, ou a da última quarta-feira, quando 290 mil endereços voltaram a ficar sem luz por causa de nova chuva.

Outras cidades

Em São Bernardo do Campo, a prefeitura comunicou que seis parques municipais da cidade serão fechados a partir das 14h. A medida atinge as seguintes áreas: Parque da Juventude, Chácara Silvestre, Salvador Arena, das Bicicletas, Vertical e Estoril. No domingo, a situação será reavaliada. A programação cultural prevista nos parques também foi cancelada. 

Na quinta-feira (16), a prefeitura já havia cancelado o Festival de Arte Preta, com show do cantor Péricles. Uma nova data para o evento ainda será anunciada.

Já em Santo André, as áreas de lazer estarão fechadas a partir das 13h. A prefeitura também suspendeu um festival de cerveja previsto para acontecer até segunda-feira (20). Nova data do evento ainda não foi marcada.

Em Osasco, a prefeitura anunciou o adiamento da programação do Natal Encantado que seria realizado neste sábado. O show de abertura das festividades natalinas seria de Alexandre Pires. A nova data ainda não foi divulgada.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor forte, combinado com o aumento de umidade e ventos, deve potencializar temporais, com rajadas de vento e queda de granizo, em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem