Morte de banqueiro no Guarujá: como ocorre a intoxicação por gás?

Morte de banqueiro no Guarujá: como ocorre a intoxicação por gás?

Necropsia apontou para sinais de intoxicação por monóxido de carbono, um gás inodoro, incolor e extremamente tóxico que pode levar à morte em poucos minutos

O banqueiro cearense José Bezerra de Menezes Neto, conhecido como Binho Bezerra, morreu no último sábado (9) em um condomínio em Guarujá, no litoral de São Paulo. O empresário foi encontrado morto em um condomínio na cidade litorânea, junto com a esposa, Luciana Bezerra.

Conforme informações do portal g1, a necropsia apontou para sinais de intoxicação por monóxido de carbono. A principal hipótese da Polícia Civil é que as mortes foram causadas por um vazamento de gás, a partir de um cano partido, que foi encontrado no imóvel.

O que é o monóxido de carbono?

O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e extremamente tóxico. Ele é gerado pela queima de combustíveis fósseis. O escapamento de veículos está entre os principais emissores da substância, mas ele também pode ser ser emitido por aparelhos como gás de cozinha, aquecedores a combustível, geradores de energia e churrasqueiras.

Como ocorre a intoxicação por monóxido de carbono?

Se esses equipamentos estiverem localizados em ambiente fechados ou sem janelas, a morte ocorre em minutos. Isso acontece porque quando inaladas, as moléculas de monóxido de carbono rapidamente são absorvidas nos pulmões. Em seguida, elas se ligam à hemoglobina presente no sangue, impedindo o transporte do oxigênio no organismo. As vítimas morrem por asfixia.

Ao g1, o delegado explicou que a suíte em que o casal estava fica no andar térreo da casa, o mesmo da sala de máquinas, que abrigava os equipamentos do sistema hidráulico da mansão. "A divisão [entre o quarto e a sala] ali é pelo banheiro. [...] Parede com parede para a sala das caldeiras. Com a ruptura dessa mangueira do exaustor, os gases da queima entraram no próprio ambiente ao invés de sair pelo exaustor".

Na maioria das vezes, as vítimas não percebem que estão sob efeito do monóxido de carbono justamente porque o gás não tem cheiro nem cor. Caso seja possível perceber a contaminação, a orientação é ir ao local mais próximo onde exista ar fresco, além de abrir portas e janelas para ventilar o ambiente.

Sintomas da intoxicação por monóxido de carbono

Os principais sintomas da intoxicação por monóxido de carbono são:
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Dores abdominais e vômitos;
  • Dor no peito;
  • Confusão mental
Mesmo que não seja fatal, a exposição ao composto pode causar danos à saúde, como prejuízos na acuidade visual, no aprendizado, na capacidade de trabalho e ao aumento na mortalidade por infarto cardíaco agudo, principalmente entre idosos.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem