Lula pede ao Congresso retirada da urgência de projeto que acaba com dedução de juros sobre capital próprio

Lula pede ao Congresso retirada da urgência de projeto que acaba com dedução de juros sobre capital próprio

A proposta é uma das medidas com as quais o Ministério da Fazenda conta para aumentar a arrecadação do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Congresso nesta terça-feira o cancelamento do pedido de urgência para a votação do projeto de Lei que acaba com a dedução dos juros sobre capital próprio (JCP) da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Esse é um tipo de remuneração que empresas usam para remunerar os seus acionistas. O ponto de discussão é que os juros sobre capital próprio, até então, não entram no cálculo dos impostos federais. Ou seja, não há pagamento de tributos sobre essa remuneração.

A proposta é uma das medidas com as quais o Ministério da Fazenda conta para aumentar a arrecadação do governo e contribuir para a meta de zerar o déficit fiscal em 2024.

O presidente da República pode solicitar ao Congresso a urgência para apreciação de projetos. A Constituição estabelece um prazo de até 45 dias para análise. Caso contrário, a proposta “tranca a pauta” e interrompe a votação de outros projetos.

A decisão de retirar a urgência do projeto sobre JCP não foi justificada. Porém, no momento, a equipe econômica articula prioridades de votação.

Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência de outro projeto de lei - que trata do rotativo do cartão de crédito e do programa Desenrola Brasil. A expectativa é que os deputados possam votar o mérito da proposta ainda nesta semana.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem