Rússia multa Apple por não apagar 'notícias falsas' sobre guerra na Ucrânia

Rússia multa Apple por não apagar 'notícias falsas' sobre guerra na Ucrânia

Decisão teria levado em consideração conteúdos que tinham 'o objetivo de envolver menores em atividades ilegais'

A Rússia multou a Apple em cerca de 40 mil euros (R$ 213 mil) após alegar que a empresa não apagou “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia. A agência de notícias Interfax mencionou que a decisão, realizada na última quinta-feira, considerou conteúdos que tinham “o objetivo de envolver menores em atividades ilegais”.

O juiz Timur Vajraméyev, que impôs a sanção à Apple, explicou que a multa foi “a mínima possível”, e que considerou os “argumentos apresentados perante o tribunal” pela defesa. Ainda segundo a Interfax, os advogados da companhia pediram que a sessão fosse realizada a portas fechadas para evitar a divulgação de segredos comerciais.

O tribunal considerou que a empresa não tomou medidas adequadas para remover aplicativos e eliminar podcasts que continham “notícias falsas” sobre a guerra. A Apple interrompeu todas as vendas de produtos na Rússia logo após o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, e limitou o serviço Apple Pay.

A empresa também pagou, em fevereiro, uma multa de 906 milhões de rublos (R$ 45,6 milhões) em um caso antitruste na Rússia, que alegava o abuso de sua dominância no mercado de aplicativos móveis.

Segundo a agência Reuters, a Apple já havia recorrido e “discordado respeitosamente” de uma decisão do Serviço Federal Antimonopólio (FAS) russo. Na ocasião, o FAS considerou que a distribuição de aplicativos da Apple por meio de seu sistema operacional iOS conferia vantagem competitiva aos seus próprios produtos.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem