Os ‘estudos’ de Moro para enfrentar Zanin na sabatina para o STF

Os ‘estudos’ de Moro para enfrentar Zanin na sabatina para o STF


Aliados do senador Sergio Moro (União-PR) relataram que o ex-juiz da Lava-Jato tem se debruçado sobre leituras que não fazem parte de sua estante para se preparar para a sabatina de Cristiano Zanin, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Moro passou a última semana lendo o livro de autoria de Zanin com a sócia e esposa, Valeska Martins, que atuou com o advogado na defesa de Lula na Lava-Jato. A peça, lançada em 2019, se chama “Lawfare, uma introdução” e compara o caso de Lula na operação com o do ex-senador americano Ted Stevens, acusado em 2008 de participar de um esquema de corrupção. Tal como Lula, o senador americano teve o julgamento anulado. No caso de Stevens, foram apresentadas denúncias de irregularidades dos promotores na obtenção de provas.

Pessoas próximas a Moro relatam que o ex-juiz tem destacado pontos que considera polêmicos e contraditórios do livro para confrontar Zanin durante a sabatina a qual será submetido no Senado. O advogado precisa passar pelo crivo da Casa para ocupar a cadeira no STF.

Moro também sinalizou a colegas que vai questionar Zanin sobre a relação que ele tem com o presidente Lula, destacando que a indicação fere o princípio da impessoalidade. Outro tema que o ex-juiz deve abordar será o impedimento de Zanin para decidir em casos do Supremo ligados à Lava-Jato.

Moro e Zanin protagonizaram diversos embates desde os tempos em que o senador era juiz e o advogado, defensor de Lula. Moro tem dito que sua atuação na sabatina será regida pela institucionalidade e não por questões pessoais.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem