Animal tem mais de quatro mil avaliações, nota máxima no Google Maps, e é 'tietado' por viajantes
Porto Velho, RO - Os turistas que visitam a cidade medieval de Estetino, na Polônia, costumam passear pelo famoso castelo, o Museu Nacional, ou pelo maior parque natural do município. Mas uma atração saltou recentemente para o topo das avaliações do Google Maps: Gacek, um gato. O animal de smoking preto e branco se tornou a principal atração turística da região no mês passado, e chegou a receber mais de quatro mil avaliações, nota máxima dada pela aplicação.
“Um lindo chonker (gíria para se referir a gatos gordos), que é digno de seus fãs adoráveis”, escreveu uma mulher na ferramenta de pesquisa do Google. “Eu vim de Lancaster, Reino Unido, para ver Gacek. Conversamos um pouco. Foi bom”, escreveu um internauta chamado Roy. “Valeu a pena viajar três horas para me sentir ignorado por ele. Recomendo”, escreveu outro.
Ainda não está claro quantas dessas pessoas que deixaram suas avaliações realmente visitaram Gacek, e quantos estavam apenas se divertindo, informou o jornal americano The Washington Post. Isso porque muitos usuários do Google têm jogado um jogo de "gato e rato" com o Maps sobre o bicho.
Gacek foi removido das análises do Google Maps há alguns dias, no entanto, nesta terça-feira, a localização “Kot Gacek” apareceu novamente na plataforma sem explicação, embora todas as classificações anteriores tenham desaparecido. Mais uma vez, os internautas se reuniram para avaliar o "local" com críticas elogiosas.
Em uma situação semelhante à do gato, um cachorro da raça golden retriever, em Gdansk, na Polônia, também foi classificado como uma das principais atrações turísticas no Google Maps, em 2021, sob o título “O cachorro da varanda”. O filhote, que ficou muito popular, também foi removido do site.
“Experiência de mudança de vida, eu recomendo visitar Kot Gacek”, comentou uma pessoa no Google Maps depois que o gato voltou a ser uma espécie de localidade na Polônia. “Talentoso, brilhante, espetacular, incrível, totalmente único”, escreveu outro crítico, que detalhou não haver tempo de espera para ver o gato, mas reservas eram recomendadas.
A ascensão de Gacek ao título de celebridade começou há quase três anos, quando uma estação de notícias local, a wSzczecinie , publicou um vídeo sobre o felino no YouTube. O nome, que se pronuncia “Gatsek” e significa 'morcego de orelhas compridas' em polonês, é uma referência ao animal que viveu na por cerca de sete anos, e era amigo de todos na vizinhança, segundo relatos.
Alguns donos de lojas notaram a presença de Gacek nos arredores, e construíram uma casinha de madeira para ele como abrigo, além de começaram a cuidar dele, certificando-se de que o bicho estava bem alimentado, disseram moradores à estação de notícias. O gato, que é castrado, já foi adotado, mas chorou no meio da noite e queria voltar para a rua.
O vídeo do YouTube sobre Gacek acumulou 866 mil visualizações, e a população começou a aparecer para tirar fotos do gato e acariciá-lo. Um dos fãs de Gacek criou uma conta no Instagram para documentar sua vida, que tem 19 mil seguidores, enquanto outro admirador criou recentemente uma página no Facebook .
Fonte: O GLOBO
Tags:
Mundo