Ao todo, 837 casos de gripe foram confirmados pela Secretaria de Saúde (Sesau). Três pessoas estão internadas na UTI.
Porto Velho, RO - Mais de 300 casos de influenza foram registrados entre sexta-feira (17) e domingo (19) em Rondônia, revelou o secretário de Saúde Fernando Máximo, em entrevista à Rede Amazônica. Ao todo, 837 casos de gripe foram confirmados pela Secretaria de Saúde (Sesau).
Influenza ou Covid-19? Especialistas explicam diferenças de sintomas e formas de contágio
Está com sintomas de gripe? Veja onde buscar ajuda na rede pública de Porto Velho
Fernando Máximo revelou que, desse total, 20 estão internados em leitos de enfermaria e 3 pessoas estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo uma criança de 2 anos, um jovem de 37 e um idoso de 75 anos.
O aumento de 72% nos casos preocupa o secretário, que explica que novos leitos foram abertos e que o atendimento aos pacientes positivados acontece nos hospitais de Porto Velho.
"Alem de contratar profissionais, a gente tem ampliado os leitos. Estamos com leitos para gripe no Cemetron, no Hospital de Base, no Hospital de Campanha Regina Pacis e no Hospital Infantil Cosme e Damião", explicou.
As pessoas que tiverem sintomas como coriza, tosse, febre e dor de cabeça, podem procurar alguma unidade de saúde com o atendimento exclusivo para síndromes gripais.
A orientação da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), é que a população use como medida de prevenção e controle da Influenza as mesmas ações adotadas durante a pandemia de Covid-19, como:
- O uso de máscaras
- Limpeza e desinfeção de ambientes
- Higiene das mãos
- Distanciamento social